Popular Posts

Blogger news

Blogroll

Páginas

Sobre este blog

Tecnologia do Blogger.

Leitores Seguidores

Colaboradores

sexta-feira, 8 de março de 2013

O Médico e o Monstro

Robert Louis Stevenson

Um clássico que continua assustando e fascinando gerações, assim pode ser definido “O Médico e o Monstro”, um livro sombrio e intrigante onde o autor, R. L. Stevenson, se propõe a discutir a dualidade da natureza humana em suas principais facetas: o bem e o mal, supostamente inatos na psique do homem. Unido a esta investigação, de um ponto de vista ficcional, o livro transpira um clima obscuro e perturbador de tensão e medo, angústia e curiosidade, numa trama genial de suspense policial.
O advogado Utterson recebe, de um conhecido seu, o renomado Dr. Henry Jekyll, alguns documentos confidenciais, incluindo um testamento, onde o mesmo se mostra excepcionalmente permissivo com Edward Hyde, um homem misterioso e imprevisível que vem deixando marcas de sua natureza violenta através da velha e gélida Londres do século XIX. Mais do que apoiar Hyde, o Dr. Jekyll deixa assegurado que tudo quanto possui deve ser entregue a ele, caso o médico venha a sofrer algum imprevisto, como morte ou desaparecimento. Intrigado com as cláusulas desse estranho testamento, Utterson passa a investigar o “protegido” de Jekyll e se lança numa tarefa complexa e confusa, já que Hyde é, além de violento, um sujeito muito difícil de ser visto.
Quando ocorre o assassinato de um importante membro da elite da cidade, testemunhado por uma pessoa que reconhece Hyde como o assassino, Utterson percebe que este homem é mais perigoso do que pensava e tenta alertar Jekyll. A partir de então, estranhos acontecimentos, incluindo certas experiências químicas do doutor na área transcendental da mente, utilizando a si próprio como cobaia, levam o advogado e o leitor a se depararem com um complexo e, agora, fora de controle, segredo de Jekyll, cujas consequências trarão reflexos nefastos para si mesmo e para a vida de todos que o conhecem.

O título da obra sugere uma história de terror, mas não é o caso, necessariamente. O horror de “O Médico e o Monstro” é mais psicológico que físico, o que justifica seu título original: “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e de Mr. Hyde”. Em suma, é uma excelente história de mistério que eletriza o leitor, enquanto se tenta, angustiosamente, encontrar as razões e as identidades verdadeiras que motivam as ações desenfreadas e inconsequentes, não apenas dos personagens, mas de todo ser humano. Fica uma pergunta no ar, depois da leitura: será que, independentemente de índole e educação, todos nós, sem exceção, temos um monstro encarcerado na escuridão do nosso subconsciente, que pode vir à tona, se inadvertidamente estimulado?



O texto de "O médico e o monstro" está disponível para download no link abaixo:

0 comentários: